top of page

Breve histórico

 Sua denominação deriva-se do acrônimo de Sociedade Imobiliária Noroeste do Paraná, nome da empresa responsável pela colonização do norte de Mato Grosso por agricultores do norte do Paraná. Esta colonização iniciou-se em 1972 numa distância de 500 km de Cuiabá na BR-163 (Cuiabá-Santarém), quando foi criada a Gleba Celeste.

 

  Sinop também conhecida como a Capital do Nortão devido ser um dos polos de educação (possui duas universidades públicas, sendo uma federal e outra estadual e duas privadas que atendem estudantes de vários estados do país), saúde (o sistema público e privado além de atender a população local, atende também os municípios vizinhos e de outros estados) e economia (sendo a principal fonte de renda o agronegócio) da região, é uma cidade em desenvolvimento que atualmente possui cerca de 130 mil habitantes, oriundos de diversas regiões do país.

  O município está localizado em uma região de transição de biomas (amazônia e cerrado). Seu clima é bem definido em dois períodos, o de seca que acontece entre os meses de abril a setembro, a temperatura varia entre 13°C e 42°C. 

   Devido as condições climáticas (calor) é tipico da população tomar o tereré, popular teres, bebida preparada em uma cuia na qual é feita a infusão da erva com água gelada e quando faz frio parte da população costuma tomar chimarrão, o popular mate.

 

 A cidade possui uma população diversificada porém, a cultura predominante é a da região sul do país, devido a origem da colonização. 

Primeira Gleba de Sinop
Catedral 
bottom of page